Circuito Eletrônico CI555 – Temporizador

Neste semestre tive que fazer para a faculdade um projetinho usando as coisas aprendidas em sala de aula, daí surgiu a idéia de fazer um temporizador usando esse circuito integrado.

Esse circuito que criei pode ter vários usos, com pequenas modificações, um deles por exemplo seria um sensor de movimento que ativa uma lâmpada em uma passagem, e depois de um tempo (regulável) ela apaga-se automaticamente, até que passe mais alguém.

Montei um esquema com um simulador de circuitos, e cheguei num resultado final:

Esquema do circuito temporizador

Esquema do circuito temporizador

Para isso, depois de uma correria danada na Santa Efigênia (na verdade foi na rua Timbiras), comprei tudo que eu precisava, os resistores, diodos, capacitores, botões, fiozinhos, solda, percloreto de ferro, etc…

Cheguei em casa e montei. A principio me ferrei porque a porcaria da fonte que eu estava usando dizia-se ter 9V de saída DC, porém medindo ví que tinha mais de 15V!! Peguei uma outra fonte, substituí os capacitores que tinham estourado, e liguei na fonte nova que emitia corretamente a tensão.

quem quiser, pode conferir ela funcionando no vídeo:

Se quiserem mais detalhes sobre o funcionamento desta plaquinha, deixem um contato que eu explico melhor, mas documentação não falta na internet :)

É isso :]

28 comments for “Circuito Eletrônico CI555 – Temporizador

  1. derekpm
    13 de julho de 2009 at 0:16

    Rather interesting. Has few times re-read for this purpose to remember. Thanks for interesting article. Waiting for trackback

  2. Wilber
    29 de agosto de 2009 at 0:31

    ôô fio! tá nas “eletrônica” agora? hehehe
    cuidado, pq isso vicia!

  3. 9 de dezembro de 2009 at 13:21

    olá! eu estou montando um circuito com o 555 porém como a minha área não é eletrônica gostaria de saber se você podes me auxiliar…
    quero montar um crcuito que ligue 20 leds com sensor de movimento e fique ligado por 10minutos (detalhe tem que ser a pilha….) por favor se poderes me auxiliar ficarei muuito grato…

    guto.weiand@gmail.com

  4. Eduardo
    20 de janeiro de 2010 at 18:33

    Parabens site! Achei muito interessante esse temporizador, porém eu precisava de um circuito inverso, isto é, depois de um tempo, eu precisava que ele ativasse outro circuito(para ativar esse circuito secundario seria necessário somente um pulso), vc pode me dar uma força? Obrigado

  5. 20 de janeiro de 2010 at 18:43

    Olá Eduardo!

    Eu realmente não estou manjando muito, mas com certeza tem muito material na internet.

    Eu dei uma pesquisada e encontrei isso aqui

    http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html

    Se a idéia é de usar um 555, pode ser que isso ajude, dê uma olhada no último circuito nesta página. Pode ser que te ajude.

    Abraços

  6. Andre junior
    31 de maio de 2010 at 22:16

    Olá, estou montando um parecido na verdade igual, so q ele é diferente é esse aki
    >http://www.elbest.eng.br/circuitos/pisca.html<, mas na verdade estou querendo montar um que pegue 20 leds cada e que eu possa ajustar a velocidade, esse aki http://www.elbest.eng.br/circuitos/timer555.gif, mas não entendi a utima parte depois do bc 338, peço sua ajuda meu email. andre-junior88@hotmail.com, obrigado desde já

  7. 1 de junho de 2010 at 11:57

    Neste circuito que você passou ele está usando um transistor BC338 mas você não precisa fazer desta maneira.
    O que você quer fazer é piscar 20 leds? em sequência? como vai ser?

  8. André Junior
    1 de junho de 2010 at 12:02

    Sim eu quero fazer piscar 20 leds em paralelo, tipo strobo igual a esse q vc montou, mas tenho duvidas se vai realmente piscar, e o pricipal onde posso regular as piscadas?

  9. André Junior
    1 de junho de 2010 at 12:05

    OBS os leds vão piscar todos juntos de uma só vez, posso usar esse se eschema ?? no caso cada led q eu colocar eu cou ter q colocar o resistor de 1k no positivo ?? dessa forma vai pegar os 20 leds, lembrando q vou usar uma bateria do carro, e quando o motor estiver ligar ela sobe de 12 para 14.5 volts

  10. 1 de junho de 2010 at 12:29

    Bom, nesse caso você pode usar esse mesmo esquema que eu fiz, só que com uma adição de um componente chamado LM7805 que é um regulador de tensão. O que ele vai fazer é baixar a tensão de 12v (ou 14v) para 5v sem estragar o CI 555 :)
    No lugar onde você vê um LED no esquema ali, você pode colocar 20 LEDs, só que lembrando que para cada led você precisa de um resistor. Um resistor de 330 Ohms é suficiente para cada led. E lembre-se de ligar os leds em paralelo.

    O tempo de piscada você regula no potenciômetro, que está destacado no circuito como R1. Esse potenciômetro varia de 0 a 100kOmhs variando o tempo em que o led fica aceso.

    Lembre-se que neste esquema que fiz você tem que ativar os leds com um botão. O potenciometro regula o tempo em que ele fica aceso.
    Para fazer um pisca-pisca, você precisa fazer uma ligação no modo multi-vibrador astável do CI 555.

    Dê uma olhadinha nesse site, que ele mostra varias opções de montagem do 555
    http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html

  11. André Junior
    1 de junho de 2010 at 12:59
    • 1 de junho de 2010 at 13:30

      Sim! acredito que não há problemas!
      Coloque no lugar do resistor de 220K Ohms, um potenciometro que aí você vai poder controlar a velocidade que você pisca os LEDs!

      faça um teste com o programa MultiSim ou Proteus
      eles simulam o funcionamento das placas eletrônicas.

      Abraços

  12. André Junior
    1 de junho de 2010 at 13:31

    Muito obrigado mestre !

  13. 12 de junho de 2010 at 9:06

    Gostaria de uma ajuda com um circuito

    preciso ligar a partida de um veiculo e apos 5 segundos eu cortar a partida.este circuito com o 555 e o ideal pra mim porem preciso que fique com a chave ligada e ao desligar desliga tambem a saida do 555.

  14. 12 de junho de 2010 at 9:41

    Ola renato, nao sei te explicar como fazer isso que voce quer.
    Mas tenho certeza que voce vai encontrar algo na net

    Abracos

  15. 22 de junho de 2010 at 22:52

    ola pessoal alguem poderia me ajudar a montar um circuito com entrada de 12v ao dar a partida na chave de ignição conta um tempo de aproximadamente 5 segundos corta o rele e so volta a acionar novamente na chave apos 30 segundos e se eu acionar a chave e desligar antes da contagem dos cinco segundos corta tbem a alimentação do rele.

    agradeço desde ja

  16. Alexandre Villas-Boas
    26 de julho de 2010 at 14:18

    Olá Jean!
    Cara estou precisando justamente de um circuito como o seu… bem simples porém como não entendo muito… o que eu precisaria fazer para ligar um led de 3W daqueles potentes nesse circuito, ah ele seria alimentado por 7,4 V de baterias lítio?
    Cara tou precisando mto desse circuito :)
    obrigado desde já!
    abraço!

    • 26 de julho de 2010 at 14:58

      Olá Alexandre!

      Acredito que se você trocar só trocar o LED já funciona normalmente!
      Creio que você não vai ter problemas usando 7,4V, lendo o datasheet do LM555 vi que a tensão de funcionamento dele é de 4,5V a 16V então acho que você não deve ter problema algum.
      Uma dica que dou é ao invés de usar um potenciômetro igual aquele grandão que eu usei, é mudar para um trimpot linear com as mesmas características de resistividade. Dessa maneira fica mais fácil de controlar o tempo em que ele fica ligado.

      Depois posta os resultados aqui!

      Abraços!
      Boa sorte!

  17. Alexandre Villas-Boas
    26 de julho de 2010 at 21:09

    Ah mais uma coisa…. e se eu quiser cancelar a contagem? ele reseta ao apertar o S novamente?
    abraço!

  18. 28 de março de 2011 at 16:11

    Oi então eu tava precisando de um circuito exatamente igual ao seu! me ajudou muito serio agradeço =)
    Simulei ele no proteus deu tudo certo !
    Mas a hora que vou simular ele no protoBoard , o LED fica acesso e não espera eu apertar o botão para ele acender !
    vc poderia me dar alguma dica por favor ?

  19. Bruno
    17 de abril de 2011 at 16:20

    Boa Tarde Jean!
    Sou iniciante na eletrônica, nem comecei meu curso ainda mas já estou me adiantando. Gostei do seu esquema, montei para fazer um teste, deu tudo certinho, mas preciso deste esquema para iluminação residencial, input e output é 220v. Tens este esquema?
    Mesmo não tendo queria agradecer, o seu esquema acima foi muito legal e bem claro. Trabalho de quem manja mesmo!

    Abraços!

    • 17 de abril de 2011 at 16:32

      Olá Bruno! Obrigado pelos elogios :-)

      Este circuito foi feito por mim num dos semestres da minha faculdade, mas infelizmente não foi o foco do curso.

      Acredito que um sistema como o que você descreve não deva ser muito difícil de adaptar a partir do que eu postei aqui. Mas este é um circuito todo em corrente continua. Para mudar para corrente alternada, você terá que usar um transformador de corrente AC, para Dc e um de tensão para reduzir os 220v.
      Usando aqueles programas de simulação eletrônica (Multisim, proteus, etc) tenho certeza que você consiga fazer estas adaptações.

      Abraços, Jean.

  20. Anderson
    24 de junho de 2011 at 17:01

    Olá Jean,
    Parabéns pelo circuito, tô tentando encontrar um circuito de um temporizador com o 555 que funcione da seguinte forma:

    Dado um disparo, conta-se o tempo e depois o led é acionado. ( o led não é acionado imediatamente após o pulso e sim, depois de contado o tempo)

    Se possível, seria melhor que o led fosse acionado ainda que o pulso de disparo ainda estivesse acionado, mas sem essa função também serve.

    Praticamente todos os circuitos que vejo, recebem o pulso, acionam o led (de imediato), contam o tempo e apagam o led, como o seu. Podes me ajudar?
    Vlw

  21. jackson silva
    20 de setembro de 2011 at 15:21

    eai muito bom o seu temp… me imforma uma coisa estou fasendo um trabalho de tcc e gostei do seu circuito pois e mais pratico ,eu precisava qui ele funcionasse em 12vcc com tempo de 2 a 4 segundos o ki eu devo mudar muito obrigado desde ja… valeu

  22. 21 de setembro de 2011 at 17:39

    Oi Jackson, é só vc usar aquele CI 7809 (http://www.google.com.br/search?&q=CI+7809) para reduzir a tensão nesta parte do seu circuito.

    Abraços

  23. Mayara
    14 de outubro de 2011 at 14:54

    Ola Jean voce utilizou capacitores eletroliticos?

  24. Igor
    5 de novembro de 2011 at 15:03

    Jean,

    Ve se vc pode me ajudar… Preciso de um temporizador no qual a saida tem que ser 9v. Isso é para um projeto de um carrinho, onde ele tem um motor de 9 v e tem que andar por um deteminado tempo e depois parar.

    Tem alguma ideia ?

    Obrigado

  25. Eustaquio
    5 de dezembro de 2011 at 18:47

    Ola… entendo pouco de eletronica mas a teimosia sempre vence..rsrs gostaria que me ajudasse num temporizador para a seguinte finalidade… Tenho um motor de 5 w, 110v, que liga a cada duas horas e fica funcionando por 4 segundos,aí desliga e volta ao ciclo 2 horas depois assim sucessivamente
    pra vc deve ser molesa.. rsrs
    abraços